Ciência Ancestral
A Amazônia de hoje é a colheita de um cultivo milenar. Essa sociobiodiversidade única é uma joia lapidada por mais de 12 mil anos, período em que os povos amazônicos ajudaram a semear a maior floresta tropical do planeta e deixaram como herança conhecimentos e culturas tradicionais, como o açaí e a terra preta de índio, um dos solos mais férteis do mundo.
Para a arqueologia, a América do Sul é uma espécie de laboratório pelo fato de ter sido o último continente a ser ocupado no planeta, com uma população que manipulou plantas e domesticou diversas espécies em abundância.
Eduardo Neves, em seu livro “Sob os tempos do Equinócio”, afirma que esse é o caso da Amazônia, que abrigou indígenas com modos de vida baseados no consumo combinado de plantas domesticadas, plantas não domesticadas e animais, com alternância na importância relativa desses componentes selvagens e naturais ao longo das gerações.
Essas tecnologias ancestrais apresentam uma nova perspectiva da relação entre humanos e não humanos:
A possibilidade de coexistência, na qual os humanos têm um papel fundamental na manutenção e na produção de uma diversidade biocultural e no manejo da abundância.
Nesta sala, trazemos evidências de que não há melhores especialistas na arte de proteger a biodiversidade que os povos tradicionais. Ricos e valiosos saberes ancestrais que se traduzem em práticas e tecnologias como a medicina tradicional, o extrativismo e a agricultura indígena: a cultura do bem viver.
Para os Baniwa, povo indígena que vive no Rio Negro, no Amazonas, o bem viver está em tudo e em cada pequena ação. É o que inspira a luta pela ancestralidade, pela autonomia e por direitos – que é, também, a luta pela Amazônia. Não à toa, na língua Baniwa, a expressão ‘bem viver’ vem de ‘ipedzokhetti’, palavra que, traduzida para o português, significa amor. Essa é a base da ciência ancestral.

Os primeiros amazônidas

Arqueologia amazônica
Conheça alguns produtos da Amazônia
Interativo hotspots
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin luctus lacinia sollicitudin. Aenean placerat mauris et tortor suscipit finibus. Nulla sit amet sapien a eros placerat mollis sit amet at lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin ut rhoncus diam. Proin rhoncus pretium metus, ac pulvinar nisl porta sed. Nunc sodales consectetur.
Clique para escutar sobre este produto
Continue a navegar
